quinta-feira, 11 de junho de 2009

UM POUCO DE HISTÓRIA: A MINHA

Pode soar óbvio, mas eu comecei a escrever lendo muito. Gostaria de conseguir ler mais mas passei a ler menos depois que comecei a escrever porque não consigo ler um livro se estou escrevendo outro. Não dá para mergulhar profundamente em dois universos, ambientes e estilos ao mesmo tempo. Então, quando estou escrevendo um romance meu, não leio outros livros de literatura.

Tudo começou assim: um dia, ainda na infância, eu tive um sonho e resolvi escrevê-lo. O final não me agradou mas eu tomei gosto pela brincadeira e cheguei aos doze anos com três histórias escritas: "Uma noite na fazenda", "Os morangos de ouro", "A formiguinha distraída". Então eu resolvi que bastava de histórias infantis, que eu ía escrever uma história adulta, e caprichei no clichê: moça rica se apaixona por rapaz pobre; o pai dela não permite o romance; ela foge da casa, vai morar com a família dele e conhece as dificuldades da vida de pobre mas se adapta; ela faz as pazes com o pai, volta para casa e para a vida de rica; ela se casa com o rapaz e são felizes para sempre. Mas foi só a idéia, não a escrevi imediatamente, nem registrei a idéia, e ela ficou esquecida por muitos anos.

Em abril de 1985 - eu tinha 14 anos - eu tive um sonho com princípio, meio e fim, sem aquela lógica que parece ilógica e que é característica dos sonhos. Parecia um filme e resolvi escrevê-lo. Acrescentei falas, inventei cenas e assim redescobri o gosto por inventar histórias.

Depois vieram outras histórias, não sonhadas, e de repente eu estava vivendo minhas histórias, muitas vezes até como personagem principal. 1986 foi um ano de muitas idéias, muitos começos e pouca coisa que realmente valesse a pena.

Comecei a registrar todas as minhas idéias numa planilha - nome das personagens, nome da história, local e época em que se passa (setting, em inglês), data de criação. Ao longo dos anos, outros campos foram sendo incluídos nessa planilha para que vários outros detalhes tabeláveis ficassem registrados. Recentemente senti necessidade de incluir um resumo - anotar enquanto ainda lembro! - mas ainda não resolvi a questão do espaço.

Nesses quase vinte e cinco anos de carreira, tenho ao todo 285 histórias criadas, sendo que apenas 122 completas (com início, meio e fim). Dessas, escrevi 75 e considero boas (eu chamo de sobreviventes) vinte. As outras foram descartadas (ou seja, arquivadas - jogar fora nem pensar!). Mantenho 5 suspensas - uma espécie de limbo entre vivos e mortos, porque são histórias descartadas por algum motivo que, se resolvido, pode transformá-las em sobreviventes. Até agora, tenho seis livros publicados e dez livros na fila de publicação, sendo um livro de contos, um livro de poesias, um livro com Romances de Cavalaria e sete romances.

3 comentários:

  1. Gostei da tipologia: sobreviventes e limbo! Mas falta você falar da editora e de como adquirir os publicados!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mônica, tudo bem?? Tenho mandado seu blog para algusn professores e alunos...Tenho aprendido bastante com vc...Vc escondia o "peixe" na faculdade, né?? Parabéns pelo blog! :)
    Minha amiga Helena Carvalho (artista plástica) deve te procurar, ok??
    BJK, Ci
    Helena Carvalho no blogspot
    Helena Carvalho at artobolus
    Helena Carvalho at artflock
    Helena Carvalho at Saatchi Gallery
    Reasons to love the earth

    CPattiSdeBarros

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cimara. Nos idos tempos da faculdade, eu estava começando essa aventura de escrever, e ainda não estava divulgando para todo mundo. Mas algumas pessoas já sabiam que eu escrevia, embora eu não deixasse ninguém ler meus romances. Às vezes eu levava alguma poesia, mas também não mostrava para todo mundo. Eu era uma pessoa mais tímida :)
    Que bom que você está gostando do blog e fazendo divulgação. Obrigada!
    bjs
    Mônica

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Outros textos interessantes

Um pouco sobre mim

Minha foto
Mestre em História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dedica-se à literatura desde 1985, escrevendo principalmente romances. É Membro Correspondente da Academia Brasileira de Poesia - Casa Raul de Leoni desde 1998 e Membro Titular da Academia de Letras de Vassouras desde 1999. Publicou oito romances, além de contos e poesias em antologias. Desde junho de 2009 publica em seu blog textos sobre seu processo de criação e escrita, e curiosidades sobre suas histórias. Em 2015, uniu-se a mais 10 escritores e juntos formaram o canal Apologia das Letras, no Youtube, para falar de assuntos relacionados à literatura.

Quer falar comigo? É aqui mesmo.

Nome

E-mail *

Mensagem *

Amigos leitores (e escritores)